Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização de resíduos urbanos em substratos para mudas de café

Processo: 99/08301-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de novembro de 1999
Vigência (Término): 31 de outubro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Leonardo Theodoro Bull
Beneficiário:Juliano Corulli Corrêa
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Lodo de esgoto   Substratos

Resumo

O trabalho objetiva estudar o efeito dos substratos provenientes de resíduos, lodo industrial com maior (L1) e outro com menor concentração de matéria orgânica (L2), dois tipos de compostos de lodo (C1 e C2), um composto de lixo domiciliar urbano (CLD), lodo de esgoto seco (S) e lodo de cervejaria (LC) em comparação a substratos convencionais, no desenvolvimento vegetativo, radicular e pegamento a campo em mudas de Coffea arabica var. IAC H2077 - 2.5.86. O experimento será conduzido em casa de vegetação. Os tratamentos serão constituídos de: Testemunha: 2/3 de volume de solo e 1/3 de areia grossa lavada; Completo de acordo com recomendações do IAC; os resíduos corresponderão a 10, 20 e 30% do volume de substrato. As mudas serão plantadas em sacos plásticos (10x20cm) onde permanecerão por 180 dias. Serão avaliados os seguintes parâmetros: análise quantitativa de crescimento, relação parte aérea/raiz, análise microbiológica do solo, condutividade elétrica do solo, análise foliar, nitrogenase e pegamento a campo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORRÊA, Juliano Corulli. Utilização de resíduos industriais e urbanos na composição de abstrato para mudas de café. 188 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciencias Agronomicas (Campus de Botucatu). Botucatu.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.