Busca avançada
Ano de início
Entree

O sentar, o levantar e a locomoção de costas em indivíduos idosos: uma análise biomecânica e psicofísica

Processo: 96/08285-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 1996
Vigência (Término): 30 de novembro de 1998
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia do Desenvolvimento Humano
Pesquisador responsável:Lilian Teresa Bucken Gobbi
Beneficiário:Renato de Moraes
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro , SP, Brasil
Assunto(s):Biomecânica   Movimento (fisiologia)   Locomoção   Caminhada   Idosos

Resumo

O presente estudo tem como objetivos: 1. fazer uma avaliação da percepção de idosos sobre o nível de facilidade no ato de sentar e levantar e, 2. avaliar cinematicamente possíveis alterações que possam ocorrer na topologia do movimento de sentar, levantar e andar de costas quando comparado a adultos jovens. Serão constituídos dois grupos com 10 sujeitos em cada um: um grupo controle (GC) com adultos com idade entre 20 e 30 anos e um grupo experimental (GE) com idosos com idade variando entre 60 e 70 anos. Os sujeitos serão filmados sentando e levantando de uma cadeira com altura variável, andando de costas e de frente num caminho livre. Na tarefa de sentar e levantar os sujeitos receberão uma tabela com valores de 1 a 7 para a facilidade ou não encontrada na execução da tarefa. A cadeira terá cinco alturas diferentes de acordo com altura do sujeito. A análise dos dados consistirá de parâmetros psicofísicos e biomecânicos. A análise psicofísica será conduzida com as respostas obtidas nos julgamentos de facilidade ou não em sentar em alturas variadas através da obtenção da média e desvio padrão para os dois grupos nas cinco alturas diferentes. A análise biomecânica será conduzida através da filmagem com a descrição de retratos de fase (descrição qualitativa de parâmetros cinemáticos do sistema) para cada sujeito nas quatro tarefas executadas: sentar, levantar, andar de costas e de frente. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MORAES, Renato de. Efeitos do envelhecimento nas habilidades de andar para frente, andar para trás, sentar e levantar. 125 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro). Rio Claro.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.