Busca avançada
Ano de início
Entree

Isolamento e identificação de compostos quelantes de ferro da bactéria "Xylella Fastidiosa" por eletroforese capilar acoplada a espectrometria de massas (CE-MS)

Processo: 00/12207-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2001
Vigência (Término): 30 de junho de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Emanuel Carrilho
Beneficiário:Ana Valéria Colnaghi Simionato Cantu
Instituição-sede: Instituto de Química de São Carlos (IQSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Sideróforos   Genômica funcional   Eletroforese capilar

Resumo

O sequenciamento do genoma da bactéria Xylella fastidiosa no Brasil, fez o país ser notado corço um grande centro de pesquisa pela comunidade internacional. Atualmente, a clorese variegada do citros (CVC) é a principal doença causada pela X. f., e encontrar uma cura para a mesma é de grande importância sócio-econômica para o estado. A partir do genoma da X. f., pretende-se encontrar os mecanismos de intoxicação e, virulência pelos quais a bactéria age sobre as plantas (principalmente citros). No presente projeto, polipeptídeos de síntese não ribossômica sequestrantes de metais do hospedeiro (sideróforos) serão investigados. Através do genoma da X. f., descobriu-se que um conjunto de 67 genes codificam proteínas que retiram ferro e outros metais do hospedeiro, o que representa um forte indício de que sideróforos estão presentes como fator de patogenicidade dessa bactéria. Partindo de culturas de bactérias, os sideróforos serão isolados, purificados e caracterizados por ensaios químicos. Para a separação e caracterização destes analitos serão usados técnicas instrumentais avançadas como eletroforese capilar (CE), espectrometria de massa (MS), acoplamento de ambas (CE-MS) e, possivelmente, espectrometria de massa em tandem (MS-MS). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SIMIONATO, ANA VALERIA C.; SILVA-STENICO, MARIA ESTELA; TSAI, SIU MUI; CARRILHO, EMANUEL. Evidences of Siderophores Synthesis by Grapevine Xylella fastidiosa, Causal Agent of Pierce's Disease, through Instrumental Approaches. Journal of the Brazilian Chemical Society, v. 21, n. 4, p. 635-641, 2010. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.