Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao do efeito antioxidante do extrato de tamarindus indica l na carcinogenese coloretal experimental.

Processo: 02/03174-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2002
Vigência (Término): 31 de julho de 2005
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia
Pesquisador responsável:Sergio Akira Uyemura
Beneficiário:Flavia Martinello
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Colesterol   Neoplasias colorretais

Resumo

O câncer de cólon é uma das maiores causas de morte por câncer. Estudos sugerem que a dieta rica em gordura saturada aumenta o risco de câncer de cólon. A ingestão aumentada de alimentos contendo antioxidantes pode proteger contra o desenvolvimento de vários tipos de câncer. Os objetivos deste trabalho são avaliar o efeito cólon-carcinogênico, em hamsters, de uma alimentação rica em colesterol comparando-o ao efeito da DMH (1,2-dimetilhidrazina) e avaliar o efeito antioxidante do extrato de Tamarindus na prevenção do câncer de cólon experimental. Do tamarindo foram isolados compostos com atividade antioxidante. O tratamento com o DMH produz tumores no cólon em roedores com características patológicas similares à doença humana. A atividade proliferativa será determinada com AC monoclonal contra o antígeno nuclear de proliferação celular. Os focos de criptas aberrantes representam alterações relacionadas ao processo de transformação neoplásica. Estas serão caracterizadas e quantificadas, e utilizadas como biomarcadores indicadores da provável progressão para o câncer de cólon. O poder antioxidante também será avaliado através do nível de peroxidação lipídica, determinação da susceptibilidade à lipoperoxidação e medidas de algumas enzimas antioxidantes. Esse estudos podem contribuir com informações importantes sobre o potencial benéfico do consumo do tamarindo na prevenção de doenças como o câncer. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARTINELLO, FLAVIA; KANNEN, VINICIUS; FRANCO, JOAO JOSE; GASPAROTTO, BIANCA; SAKITA, JULIANA YUMI; SUGOHARA, ATUSHI; GARCIA, SERGIO BRITTO; UYEMURA, SERGIO AKIRA. Chemopreventive effects of a Tamarindus indica fruit extract against colon carcinogenesis depends on the dietary cholesterol levels in hamsters. Food and Chemical Toxicology, v. 107, n. A, p. 261-269, SEP 2017. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.