Busca avançada
Ano de início
Entree

Inativação dos genes PIL a, PIL r, PIL s da "Xylella Fastidiosa"

Processo: 02/05954-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2002
Vigência (Término): 31 de agosto de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Manoel Victor Franco Lemos
Beneficiário:Luciene Melo Coelho
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Genes   Xylella fastidiosa

Resumo

A bactéria Xylella fastidiosa é responsável pela Clorose Variegada dos Cítros (CVC). A Xylella está associada às doenças em diversas culturas de importância econômica Esta bactéria localiza-se nos vasos xilemáticos das plantas hospedeiras, instalando-se e multiplicando-se. O resultado final é o entupimento dos vasos, a perda de clorofila, o amarelamento, as manchas das folhas e a produção precoce de frutos pequenos e duros, imprestáveis para o consumo. A inativação de genes é usada para adicionar material genético a um gene de forma a influenciar a expressão ou a função deste gene. A maioria das estratégias de inativação de genes utilizada demanda trabalho cuidadoso e demorado já que envolve desde a identificação de gene de interesse, o isolamento, a digestão e a ligação de fragmentos. A utilização de enzimas de restrição para digerir o gene alvo, gene marcador e vetor dificulta bastante a construção, em face das limitações quanto à disponibilidade de sítios de restrição. Este projeto tem como objetivo a obtenção de forma rápida e simples, mutantes de X. fastidiosa com os genes pil A, pil R e pil S interrompidos por um cassete de canamicina, utilizando como estratégia de inativação a fusão de PCR com "primers" intergênicos ou quiméricos para amplificação do cassete de canamicina, contendo em suas extremidades fragmentos dos genes a serem inativados, que será utilizado na forma linear para a transformação da linhagem J1A12. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COELHO, Luciene Melo. Ruptura in vitro do gene pils de Xylella fastidiosa por fusão de produtos de PCR. 64 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.