Busca avançada
Ano de início
Entree

Identificação e caracterização de progenitores hematopoéticos no sangue do cordão umbilical de cães

Processo: 01/01017-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 2001
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Áureo Evangelista Santana
Beneficiário:Ana Paula Massae Nakage Canesin
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Cordão umbilical   Citometria de fluxo   Cães

Resumo

Estudos recentes tem demonstrado a presença de células progenitoras hematopoiéticas no sangue do cordão umbilical humano, representando uma fonte alternativa para reconstituição-hematopoiética. Os modelos de estudo de progenitores hematopoiéticos medulares, em cães, tem propiciado informações pré-clínicas de extrema importância nos transplantes de progenitores hematopoiéticos em pacientes humanos. Entretanto, não existem estudos sobre progenitores hematopoiéticos no cordão umbilical de cães. No presente protocolo experimental será realizada a colheita de sangue do cordão umbilical de 40 fetos de cães, ao final da vida intra-uterina. Em seguida, o sangue será submetido a contagem global de hemácias, leucócitos e plaquetas com o auxílio de um contador automático de células (ACT-8,COUL TER); contagem diferencial de leucócitos em esfregaços sangüíneos corados com uma mistura de Metanol May-Grunwald Giemsa (MMG); identificação de progenitores hematopoiéticos marcados pelo anticorpo monoclonal anti-CD34 canino e sua respectiva contagem por meio da citometria de fluxo. De posse dos resultados, vislumbra-se reunir informações necessárias a viabilização do transplante de células progenitoras hematopoeticas, do cordão umbilical canino, na reconstituição hematopoiética em diversos estados de hipoplasia, displasia e neoplasia do sangue e órgãos formadores do sangue, tão comuns na pratica medica canina. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NAKAGE‚ A.P.M.; SANTANA‚ A.E. Células-tronco hematopoéticas em cães. Ciência Rural, n. 001, p. 325-329, 2006.
NAKAGE‚ A.P.M.; SANTANA‚ A.E.; BUFFO DE CÁPUA‚ M.L.; GODOY‚ A.V. Characterization and quantification of blood cells from the umbilical cord of dogs. VETERINARY CLINICAL PATHOLOGY, v. 34, n. 4, p. 394-399, 2005.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CANESIN, Ana Paula Massae Nakage. Padronização da coleta e quantificação de células-tronco hematopoéticas no sangue do cordão umbilical de cães. 2005. 48 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.