Busca avançada
Ano de início
Entree

Ambiguidade em estruturas coordenadas

Processo: 99/10840-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2000
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Linguística - Teoria e Análise Lingüística
Pesquisador responsável:Jairo Morais Nunes
Beneficiário:Cristina Saenger Ximenes
Instituição-sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ambiguidade

Resumo

Nunes (1998) e Hornstein e Nunes (1998) apontam uma ambiguidade na seguinte oração: “Eu conversei com o João e com a Maria”, na qual podemos ter a leitura de dois eventos acontecendo: “Eu conversei com o João sexta e com a Maria sábado”. Os autores se utilizam da noção de Movimento Lateral (NUNES, 1995) para explicar a ambiguidade. O movimento lateral do verbo permitirá a formação de duas cadeias na estrutura, cada uma delas relacionada com um elemento. A minha proposta é a de estender essa análise para outras estruturas com coordenação que também apresentem essa ambiguidade (ex: “A conversa com o João e com a Maria”), tentando encontrar para elas uma estrutura que também permita a formação de duas cadeias cada uma delas relacionada com um evento. Pretende-se buscar uma explicação satisfatória para a estrutura proposta e que também dê conta da variação translinguística que possa, por ventura, existir. Nunes (1998) aponta, porém, sem dar explicação para o fato, que em inglês, mesmo sem a presença de duas preposições, a oração permite a leitura de dois eventos: “I talked to John and Mary”, “I talked to John yesterday and Mary on Sunday”, em contraste com o português: “Eu conversei com o João sexta e a Maria sábado”. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
XIMENES, Cristina Saenger. Contração de preposição em estruturas coordenadas. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.