Busca avançada
Ano de início
Entree

Luminescência de filmes finos de óxido de zinco contendo terra-raras

Processo: 01/12459-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de maio de 2002
Vigência (Término): 30 de abril de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Inorgânica
Pesquisador responsável:Marian Rosaly Davolos
Beneficiário:Sergio Antonio Marques de Lima
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil

Resumo

Dentre as várias aplicações dos materiais luminescentes, os dispositivos eletroluminescentes (ELD ou ELD) e os field emission dísplays (FED), como dispositivos de painéis planos multicoloridos, vem ganhando grande destaque nas pesquisas desenvolvidas atualmente. O óxido de zinco é um material piezelétrico, foto, eletro, e catodoluminescente que apresenta alta absorção na região do UV e excitação catódica a baixos potenciais e pode ser utilizado como matriz hospedeira de íons terras-raras (TR). Este material apresenta grande potencial de aplicação em FED e ELD. Neste trabalho investigaremos a preparação do ZnO contendo TR através do método Pechini e do método sol-gel afim de se obter o material com boas características morfológicas e ópticas para deposição de filmes finos. A caracterização será feita por DRX, MEV e/ou MET, e espectroscopias: da estrutura fina de absorção de raios X (EXAFS), vibracional na região do infravermelho (IV), de absorção na região do ultravioleta e visível (UV-Vis) de luminescência (L) e de eletroluminescência (EL). Um dos substratos será obtido via tratamento hidrotérmico de placas planas de vidro, o qual tem a função de provocar o aparecimento de microporos na superfície do vidro aumentando sua propriedade de adesão. Outros substratos condutores serão empregados para testes eletroluminescentes. Os filmes finos de óxido de zinco contendo TR serão obtidos por dip-coating e spin-coating. Os filmes serão estudados por DRX, UV-Vis e L e EL. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Sergio Antonio Marques de. Fotoluminescência de óxido de zinco e óxido de zinco contendo európio: eletroluminescência de dispositivos de óxido de zinco e de óxido de zinco contendo európio ou térbio ou túlio. 2005. 252 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Instituto de Química Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.