Busca avançada
Ano de início
Entree

Sequenciamento genômico de amostras atípicas de rotavírus bovino do estado de Goiás

Processo: 01/14336-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2002
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2006
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Maria Lucia Barbosa de Oliveira Racz
Beneficiário:Thabata Alessandra Ramos Caruzo
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Os rotavírus são considerados um dos mais importantes agentes etiológiocos de diarréia em animais jovens, sendo responsáveis por grandes perdas econômicas na bovinocultura do Brasil. As caracterizações moleculares e sorológicas de amostras atípicas de rotavírus de bovinos com genótipos e sorotipos comumente encontrados em amostras de rotavírus de humanos sugere ocorrência de rearranjos genômicos e/ou infecções inter-espécies. A melhor maneira de estudar a origem e características destes sorotipos e genótipos atípicos é o seqüenciamento do material genético. Assim, dando continuidade ao projeto de Iniciação Científica (FAPESP - processo: 98/12729-3) serão seqüenciados os genes que codificam para a proteína VP7 de 13 amostras caracterizadas molecularmente como G[3]. Também será seqüenciado o gene que codifica para a proteína antigênica VP4 de 27 amostras caracterizadas como misturas ou negativas para genótipos P característicos de bovino e de humanos. Uma amostra caracterizada como subgrupo 1 expandido terá o gene que codifica para a proteína VP6 seqüenciada. Este seqüenciamento também contribuirá para o entendimento da origem e evolução dessas amostras atípicas e suas relações filogenéticas com amostras padrões. A implantação da técnica de clonagem tomará possível o seqüenciamento de dessas amostras, uma vez que não vem sendo possível a obtenção de produto de PCR para o seqüenciamento. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
RAMOS CARUZO, THABATA ALESSANDRA; ELSNER DIEDERICHSEN DE BRITO, WILLIA MARTA; MUNFORD, VERIDIANA; RACZ, MARIA LUCIA. Molecular characterization of G and P-types bovine rotavirus strains from Goias, Brazil: high frequency of mixed P-type infections. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 105, n. 8, p. 1040-1043, DEC 2010. Citações Web of Science: 13.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARUZO, Thabata Alessandra Ramos. Caracterização de misturas de genótipos G e P de rotavírus de bovino do estado de Goiás, Brasil: ocorrência de genótipos característicos de rotavírus de humanos. 2006. 121 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.