Busca avançada
Ano de início
Entree

Inventariamento da fauna de poríferos da costa do estado de Santa Catarina, Brasil

Processo: 96/11786-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 1997
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Erika Schlenz
Beneficiário:Clea Beatriz Lerner
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Zoologia (classificação)   Demospongiae   Biogeografia   Biodiversidade

Resumo

Na extremidade sul da costa brasileira a presença da fauna de poríferos infralitorâneos inicia no estado de Santa Catarina, devido à presença de costões rochosos e inúmeras ilhas que oferecem substrato diversificado para a sua fixação. Entretanto, a fauna espongológica marinha da região sul apresenta-se com raros estudos até o momento, constituindo uma lacuna no conhecimento desse grupo bentônico tia costa brasileira. A crescente importância dos poríferos como estabilizadores dos ecossistemas marinhos, indicadores biológicos e nas pesquisas bioquímicas e farmacológicas exige que conheçamos nossa fauna e sejamos capazes de identificá-las com clareza. Assim, a continuidade desse levantamento faunístico constitui uma prioridade no estudo da biodiversidade. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CLÉA LERNER; EDUARDO HAJDU. Two new Mycale (Naviculina) Gray (Mycalidae, Poecilosclerida, Demospongiae) from the Paulista Biogeographic Province (Southwestern Atlantic). Revista Brasileira de Zoologia, v. 19, n. 1, p. 109-122, Mar. 2002.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.