Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de regioes de formacao de estrelas a partir da radiacao continua e de linhas atomicas e moleculares em frequencias de radio.

Processo: 00/13248-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2001
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia - Astrofísica do Meio Interestelar
Pesquisador responsável:Zulema Abraham
Beneficiário:Alexandre Roman Lopes
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Radioastronomia   Região HII   Nuvem molecular   Meio interestelar

Resumo

As regiões de recente formação estelar encontram-se escurecidas pela poeira remanescente das nuvens moleculares a partir das quais as estréias se formaram. As ondas de rádio, no entanto, não são absorvidas pela poeira e seu estudo permite determinar as condições físicas destas regiões. Pretendemos observar o espectro continuo e as linhas de recombinação do H e do He em regiões HII compactas, ionizadas pelas estrelas recém formadas, e as linhas das moléculas de amónia e CS nas nuvens moleculares ainda não destruídas pelo campo de radiação destas estrelas. As estrelas serão observadas por sua vez através de sua radiação infravermelha, que não é totalmente absorvida pela poeira. As observações serão feitas com os radiotelescópios do Itapetinga, situado em São Paulo e com o SEST, no Chile, e com a câmara infravermelha no telescópio de 60 cm do IAG, no OPD, MG, Brasil. Os parâmetros físicos das regiões estudadas serão determinados a partir de modelos de regiões HII e nuvens moleculares, incluindo os efeitos de afastamento do equilíbrio termodinâmico local. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)