Busca avançada
Ano de início
Entree

Papel do cálcio na síntese de melatonina: avaliação da atividade das enzimas NAT e HIOMT

Processo: 99/12661-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2000
Vigência (Término): 30 de abril de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Solange Castro Afeche
Beneficiário:Roseli Barbosa
Instituição-sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Glândula pineal   Melatonina   Canais de cálcio   Cálcio

Resumo

A glândula pineal sintetiza o hormônio melatonina com um ritmo circadiano. A produção noturna deste hormônio é dependente da estimulação pela noradrenalina liberada dos terminais simpáticos que inervam a glândula. O cálcio é um importante segundo mensageiro na via de síntese da melatonina. No entanto, o papel dos canais de cálcio dependentes de voltagem nesse processo, não está bem caracterizado. Dados obtidos em nosso laboratório demonstraram que o cálcio mobilizado através dos canais dos tipos L e N têm um efeito potenciador sobre a síntese de melatonina em glândulas pineais de ratos, e que este efeito explica-se, pelo menos parcialmente, por uma ativação da enzima N-acetiltransferase. O objetivo deste trabalho é complementar este estudo, analisando também os efeitos do bloqueio dos canais do tipo P na síntese de melatonina e na ativação de enzimas importantes na sua síntese. Além disso, pretende-se avaliar o papel dos diferentes tipos de canais de cálcio dependentes de alta voltagem na atividade da enzima HIOMT. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BARBOSA‚ R.; HELENA SCIALFA‚ J.; MINGARINI TERRA‚ I.; CIPOLLA-NETO‚ J.; SIMONNEAUX‚ V.; CASTRO AFECHE‚ S. Tryptophan hydroxylase is modulated by L-type calcium channels in the rat pineal gland. Life Sciences, v. 82, n. 9-10, p. 529-535, 2008.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.