Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliacao da atividade de eosinofilos perifericos em pacientes portadores de doencas inflamatorias intestinais.

Processo: 00/13863-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2001
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Pesquisador responsável:José Geraldo Paraiso Ferraz
Beneficiário:Luciane Cristina Coppi
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Médicas (FCM). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Prostaglandinas   Eosinófilos   Doença de Crohn   Quimiotaxia   Proctocolite

Resumo

O projeto visa investigar o papel de eosinófilos na patogênese das doenças inflamatórias intestinais, incluindo retocolite ulcerativa e doença de Crohn. Os eosinófilos produzem muitas classes de mediadores biológicos que participam na patogênese da doença inflamatória intestinal, incluindo fatores de crescimento, químiotaxia (IL-3, IL-5, 1L-16), fibrose (IL-1, iL-6, iL-8) e citocinas envolvidas na regulação da resposta imune (IL-4, IL-2, IL-10, IL-12). Serão selecionados pacientes portadores de RCUI e doença de Crohn de colon em atividade sob tratamento clínico no Ambulatório de Gastroenterologia Clínica, HC-Unicamp (n=5, cada). Somente serão incluídos pacientes com nível de hemoglobina sérica superior a 10 mg/dl. Esses pacientes são rotineiramente acompanhados e sua participação no estudo não implicará em perda de seguimento ambulatorial. Será coletada amostra de sangue periférico (volume de 100 ml) para isolamento de eosinófilos e realização de ensaio de quimiotaxia in vitro. Os resultados serão expressos como média e erro padrão da média e as diferenças serão determinadas utilizando-se análise de variância (ANOVA) para múltiplas comparações seguido pelo teste de Duncan. A significância estatística será determinada quando p<0,05. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COPPI, Luciane Cristina. Avaliação da atividade de eosinofilos perifericos em pacientes com doenças inflamatorias intestinais. 2004. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.