Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuição das isoformas alfa e beta do gene humano do receptor de glicocorticóide em diferentes tecidos

Processo: 98/10641-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 1998
Vigência (Término): 30 de abril de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Margaret de Castro
Beneficiário:Sonir Roberto Rauber Antonini
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Glucocorticoides   Isoformas de proteínas

Resumo

Os glicocorticoides exercem seus efeitos através da ligação a receptores específicos. Estudos prévios não distinguem as duas isoformas do receptor de glicocorticoide, denominadas alfa e beta, que são produzidas por um único splicing alternativo de um único gene. O objetivo deste trabalho será a quantificação do mRNA e da proteína das isoformas alfa e beta em diversos tecidos humanos, com a finalidade de verificar se diferentes expressões relativas destas isoformas interferem com a sensibilidade tecido-específica à ação dos glicocorticoides. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
ANTONINI‚ SRR; LATRONICO‚ AC; ELIAS‚ LLK; CUKIERT‚ A.; MACHADO‚ HR; LIBERMAN‚ B.; MENDONCA‚ BB; MOREIRA‚ AC; CASTRO‚ M. Glucocorticoid receptor gene polymorphisms in ACTH-secreting pituitary tumours. Clinical Endocrinology, v. 57, n. 5, p. 657-662, 2002.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.