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Controle ótimo de guindastes descarregadores de navios

Processo: 98/15894-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 1999
Vigência (Término): 31 de maio de 1999
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos
Pesquisador responsável:José Jaime da Cruz
Beneficiário:Rodrigo Marcelo Leme
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Controle automático   Controle ótimo

Resumo

A eficiência da operação de descarga de navios utilizando guindastes descarregadores está relacionada diretamente com a duração do seu ciclo de operação. A trajetória da caçamba é definida através da composição de dois movimentos básicos: o translado do carro porta-caçamba e a suspensão/descida da caçamba. Há restrições físicas sobre as variáveis do problema tanto de natureza geométrica como relacionadas às capacidades dos motores de içamento e translado. A definição desses dois movimentos simultâneos de maneira a minimizar a duração do ciclo, respeitando as restrições do problema, será o objetivo principal deste trabalho. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LEME, Rodrigo Marcelo. Estimativa das emissões de poluentes atmosfericos e uso de agua na produção de eletricidade com biomassa de cana-de-açucar. 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia Mecânica.

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