Busca avançada
Ano de início
Entree

Simulacao numerica da interacao raio-sistemas de protecao em trelicas e o campo eletromagnetico gerado.

Processo: 92/01663-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 1992
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 1993
Área de conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Circuitos Elétricos, Magnéticos e Eletrônicos
Pesquisador responsável:Marcos André da Frota Mattos
Beneficiário:Geraldo Peres Caixeta
Instituição Sede: Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil

Resumo

O trabalho visa desenvolver programas computacionais para determinar a distribuição, de corrente em estruturas treliçadas, como estruturas de proteção de prédios, torres de transmissão, cabos guarda, etc. Posteriormente será determinado a distribuição do campo elétrico em qualquer ponto distante desta estrutura. Para tanto será feito inicialmente uma pesquisa bibliográfica e posteriormente estudo da técnica TLM (Transmission-line Modelling) com a finalidade de determinar a distribuição de corrente em estruturas treliçadas. Esta técnica considera tal estrutura como constituída por várias linhas de transmissão e possui como característica o fato de ser de fácil uso além de não exigir grande esforço computacional. Será ainda feito pesquisa e estudo de eletromagnetismo avançado para determinar o campo elétrico gerado, por aquela distribuição de corrente nas estruturas. Em seguida será desenvolvido um programa computacional com a finalidade de aplicar a técnica TLM para a distribuição de corrente, com posterior validação através de vários modelos já conhecidos, com diferentes condições iniciais e de contorno. O campo eletromagnético será calculado por um programa computacional. Para tanto será considerado inicialmente, por simplicidade, um modelo constituído por apenas uma linha e posteriormente por várias linhas, constituindo assim a estrutura treliçada. Após os trabalhos descritos acima, o sistema será sofisticado através da consideração de vários outros parâmetros inerentes a uma estrutura treliçada como capacitâncias e indutâncias, em alguns casos aplicando a técnica de diferenças finitas. Em seguida será feito um estudo de sensibilidade numérica, envolvendo vários parâmetros da estrutura, além de um estudo de sensibilidade da proteção, variando o número de linhas da estrutura, etc. Concluindo o trabalho, será desenvolvido um modelo em escala da estrutura de proteção em laboratório, com a finalidade de validação tanto da distribuição de corrente quanto do cálculo do campo eletromagnético. Com este estudo será possível prever se um determinado sistema de proteção contra raios de um prédio é eficaz, se o campo elétrico gerado no interior deste é ou não prejudicial ao bom funcionamento dos equipamentos elétricos e eletrônicos, podendo ainda através de várias simulações chegar à melhor distribuição dos cabos para-raios. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAIXETA, Geraldo Peres. Simulação numerica da interação raio-sistemas de proteção em treliças e do campo eletrico gerado. 1993. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica Campinas, SP.