Busca avançada
Ano de início
Entree

Decoerência em uma experiência de Stern-Gerlach dissipativa

Processo: 02/06439-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2002
Vigência (Término): 31 de agosto de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:Amir Ordacgi Caldeira
Beneficiário:Thiago Rodrigues de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Mecânica quântica   Campo magnético   Campo eletromagnético   Decoerência quântica   Sistemas dissipativos

Resumo

O experimento de Stern-Gerlach é considerado um paradigma no processo de medida em mecânica quântica onde um feixe que inicialmente estava no estado puro, colapsa em uma mistura estatística, após interagir com um campo magnético e ser detectado em um anteparo. Neste projeto temos a intenção de estudar os efeitos da imprecisão no controle do campo magnético sobre o processo de decoerência em um experimento de Stern-Gerlach dissipativo, estudando a decoerência em sistemas dissipativos com ênfase em sistemas de dois níveis com dissipação. Após este estudo escolheremos um sistema cujos parâmetros se adaptem ao nosso propósito da construção de um magneto de ruído intenso e controlável. Por fim faremos uma análise da interação do momento magnético das partículas do feixe com as flutuações do campo eletromagnético deste novo magneto bem como da influência destas flutuações na recombinação das partes espaciais da função de onda da partícula. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Thiago Rodrigues de. Decoerência em uma experiência de Stern-Gerlach dissipativa. 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Fisica Gleb Wataghin.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.