Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise e implementação de modelos não-newtonianos no sistema freeflow- - 2D

Processo: 00/08680-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2000
Vigência (Término): 30 de abril de 2002
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Matemática - Matemática Aplicada
Pesquisador responsável:Murilo Francisco Tome
Beneficiário:Ricardo da Silva Siquieri
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Fluidos não newtonianos

Resumo

A modelagem de escoamentos com superfícies livres tem sido uma área de intensa pesquisa no últimos 20 anos e ainda apresenta vários desafios: o escoamento é transiente, não-Newtoniano e apresenta superfícies livres em movimento. Apesar disso, vários pesquisadores tem desenvolvido algoritmos numéricos capazes de simular escoamentos com superfícies livres. Dentre as técnicas numéricas empregadas, o método de diferenças finitas tem sido utilizado por muitos pesquisadores. Freeflow-2D é um ambiente de simulação especificamente desenvolvido para simular escoamentos bidimensionais com superfícies livres. A técnica utilizada é a mesma do sistema Freeflow-3D. Como Freeflow-3D, Freeflow-2D emprega diferenças finitas numa malha diferenciada e utiliza variáveis primitivas. Porém, Freeflow-2D pode ser aplicado somente a escoamentos Newtonianos. Esse projeto tem por objetivo estender o sistema Freeflow-2D para fluidos não-Newtonianos. Pretende-se implementar modelos não-Newtonianos do tipo 'power-law' e 'Cross model'. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SIQUIERI, Ricardo da Silva. Análise e implementação de modelos não newtonianos no sistema FreeFlow-2D. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.