Busca avançada
Ano de início
Entree

Filtracao direta ascendente em pedregulho para o pre-tratamento de agua com turbidez elevada em sistemas de dupla filtracao.

Processo: 00/01480-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de maio de 2000
Vigência (Término): 30 de abril de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
Pesquisador responsável:Luiz Di Bernardo
Beneficiário:Emília Kiyomi Kuroda
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Tratamento de água   Pré-tratamento   Coagulação

Resumo

Os resultados de pesquisas recentes realizados a cerca da filtração direta ascendente em pedregulho, como pré-tratamento à filtração descendente, tem apresentado resultados satisfatórios porém, para condições muito específicas, especialmente com relação à qualidade da água afluente e taxa de filtração empregada. Diante desse fato, pretende-se neste trabalho, avaliar seu desempenho precedendo a filtração rápida descendente, em uma instalação piloto, para o caso de água com elevada turbidez, variando-se a taxa de filtração nos dois filtros. A água de estudo apresentará pH de 6,5 a 7,5, valores de turbidez compreendidos entre 100 e 120 uT e cor verdadeira entre 5 e 10 uC. Após a coagulação com sulfato de alumínio, a água coagulada será submetida à filtração ascendente, cujo material granular será constituído por quatro subcamadas de pedregulho de 30 cm de altura, com granulometria variando de 2,4 a 31,0 mm em ordem decrescente ao sentido do escoamento. Em seguida, a água será encaminhada para o filtro descendente, com espessura da camada de areia de 0,7 m, tamanho dos grãos entre 0,42 a 1,41 mm, tamanho efetivo de 0,5 a 0,55 mm e coeficiente de desuniformidade entre 1,5:a 1,7. Serão estudadas quatro taxas de filtração no filtro ascendente (60, 120, 180, 240 m3 / m2 dia), e três no filtro descendente (240, 360, 480 m3 / m2 dia).? (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KURODA, Emília Kiyomi. Avaliação da filtração direta ascendente em pedregulho como pré-tratamento em sistemas de dupla filtração. 2002. xix,217 f. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.