Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo do comportamento térmico de óleos e gorduras por calorimetria de varredura diferencial (DSC)

Processo: 93/01165-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 1993
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 1994
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Lireny Aparecida Guaraldo Gonçalves
Beneficiário:Renata Tieko Nassu
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Ressonância magnética nuclear   Óleos e gorduras

Resumo

É de grande importância o conhecimento do comportamento térmico de óleos e gorduras, tanto para controle de processos (exemplo: cristalização de gorduras na fabricação de margarinas), como para a utilização em formulação de produtos destinados para fins específicos como frituras, sorvetes, produtos de panificação e confeitaria. Neste trabalho será investigado o comportamento térmico de óleos e gorduras de diferentes origens vegetais (óleos de palma, palmiste, algodão, soja e babassu) no seu estado natural ou submetidos a processos de modificação tais como hidrogenação, interesterificação ou fracionamento. Será utilizada a técnica da calorimetria de varredura diferencial (DSC), que acoplada a outras metodologias, fornecerá subsídios para a avaliação dos fenômenos de fusão e cristalização de óleos e gorduras. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NASSU, Renata Tieko. Estudo do comportamento termico de oleos e gorduras por calorimetria de varredura diferencial : (DSC). 1994. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia de Alimentos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.