Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura clonal e fatores de colonizacao de escherichia coli patogenicas para aves.

Processo: 00/01881-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de julho de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia
Pesquisador responsável:Wanderley Dias da Silveira
Beneficiário:Tatiana Amabile de Campos
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Escherichia coli   Flagelos

Resumo

Infecções por linhagens patogênicas de Escherichia coli têm provocado grandes prejuízos na indústria aviária Dentre os fatores de virulência, a presença de fímbrias destaca-se por possibilitar à bactéria aderir a tecidos infectando o hospedeiro. Em infecções aviárias, fímbrias são essenciais à colonização da bactéria em tecidos. Da mesma forma, acredita-se que a expressão de flagelos esteja relacionada à patogenicidade por favorecer a adesão em células. Assim, o estudo de fímbrias e flagelos e seu envolvimento na patogenicidade de E. coli é necessário para que sejam encontradas maneiras de evitar a adesão bacteriana e ocorrência de zoonoses. Além disso, pouco se conhece a respeito da correlação entre a estrutura clonal das linhagens de E. coli e a presença de fímbrias e flagelos e os tipos de doenças causadas por estas bactérias. Sendo assim, este estudo visa detectar a expressão de fímbrias e flagelos em linhagens de E. coli isoladas de aves com sinais clínicos de septicemia, onfalite, síndrome da cabeça inchada e de aves que não apresentaram sinais clínicos destas doenças avaliando-se a importância da expressão de fímbrias e flagelos na patogenicidade de cada um desses grupos bacterianos. Procuraremos, também, estabelecer a estrutura clonal destas linhagens através da técnica de "pulsed field gel eletrophoresis" e correlaciona-la com a presença de fímbrias e flagelos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
AMABILE DE CAMPOS‚ T.; STEHLING‚ E.G.; FERREIRA‚ A.; PESTANA DE CASTRO‚ A.F.; BROCCHI‚ M.; DIAS DA SILVEIRA‚ W. Adhesion properties‚ fimbrial expression and PCR detection of adhesin-related genes of avian Escherichia coli strains. Veterinary Microbiology, v. 106, n. 3, p. 275-285, 2005.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CAMPOS, Tatiana Amabile de. Estrutura clonal e fatores de colonização de linhagens de Escherichia coli de origem aviaria. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.