Busca avançada
Ano de início
Entree

A mulher na visão de tertuliano, jeronimo e Agostinho - sec.ii-v D.C

Processo: 99/01393-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2000
Vigência (Término): 30 de abril de 2004
Área do conhecimento:Ciências Humanas - História - História Antiga e Medieval
Pesquisador responsável:Ivan Esperança Rocha
Beneficiário:Silvia Marcia Alves Siqueira
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL-ASSIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Assis. Assis , SP, Brasil
Assunto(s):Mulheres   Judaísmo   Cristianismo   Apologética

Resumo

Dando continuidade à pesquisa desenvolvida na dissertação de mestrado, "A mulher na visão cristã paulina do I SÉC d.C.", o projeto de pesquisa do doutorado terá como fonte principal Tertuliano, um autor do séc. II d.C., representante da apologética cristã deste período. Tertuliano, como Paulo, constitui uma das principais fontes para a compreensão do papel da mulher no período de formação do cristianismo e que, por muito tempo se tornam ponto de referência para as práticas e representações da Igreja. A questão do corpo e da renúncia sexual marcaram a mentalidade dos primeiros cristãos, no entanto, é necessário aprofundar o conhecimento do contexto em que tal questão é tratada, destacando a relação do cristianismo com o ambiente em que surge e se expande. O estudo de Paulo, séc. I, e de Tertuliano, séc II, permitem ampliar o conhecimento desta relação. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SIQUEIRA, Silvia Marcia Alves. A mulher na visão de Tertuliano, Jerônimo e Agostinho séc. II - V d.c.. 2004. 242 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Filosofia, Ciencias e Letras (Campus de Assis). Assis.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.