Busca avançada
Ano de início
Entree

Diferenciacao entre a mucosa normal e neoformacoes malignas do colon atraves da utilizacao da espectroscopia de fluorescencia.

Processo: 98/13219-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 1999
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2001
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina
Pesquisador responsável:Renato Amaro Zângaro
Beneficiário:Ana Carolina de Paula
Instituição Sede: Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IP&D). Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). São José dos Campos , SP, Brasil
Assunto(s):Laser   Instrumentação   Fluorescência   Espectroscopia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biopsia Optica | Displasia | Espectroscopia | Fluorescencia | Instrumentacao | Laser

Resumo

Este trabalho propõe o desenvolvimento da análise espectral da mucosa do cólon obtida pela técnica Espectroscopia de Fluorescência Induzida por Laser (EFIL-Laser Induced Fluorescence Spectroscopy), correlacionando-se com a histopatologia deste tecido, a fim de validar o método para o diagnóstico precoce de lesões de cóloretais principalmente o câncer de cólon e reto (CCR). O sistema utilizado baseia-se nos princípios da interação laser-tecido, com a medida da fluorescência intrínseca dos fluoroforos intracelulares. O sistema em questão utiliza 10 comprimentos de onda de excitação, numa faixa de excitação/emissão de 337nm-500nm/350nm-700nm, atingindo do ultravioleta ao visível. A Radiação laser é guiada através de um cateter composto por fibras ópticas, que será focado junto à amostra, permitindo simultaneamente a excitação do tecido e a coleta da auto-fluorescência do tecido alvo. Se comprovada a acurácia da técnica, poderá ser de grande valia podendo se e para outras topografias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)