Busca avançada
Ano de início
Entree

Emprego de modificadores permanentes em atomização eletrotérmica: avaliação da superfície atomizadora e determinação de metais de interesse alimentício em suspensões

Processo: 99/00259-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 1999
Vigência (Término): 31 de março de 2003
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Marco Aurelio Zezzi Arruda
Beneficiário:Edenir Rodrigues Pereira Filho
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Suspensão coloidal   Quimiometria   Alimentos

Resumo

Este plano de pesquisa está centralizado na melhoria da performance analítica com o emprego de atomização eletrotérmica. Será estudada a modificação de superfícies atomizadoras com o emprego de modificadores permanentes. Um amplo estudo da superfície interna dos fomos de grafite será executado, devendo-se empregar recursos computacionais/quimiométricos, tais como PLS e PCA para as análises das imagens que serão geradas pelo processo micrográfico, na tentativa de elucidar a interação do metal com a plataforma, e entender melhor os mecanismos de atomização de alguns metais de interesse. O emprego de suspensões nesta fase será muito inovativo, já que, praticamente, todos os estudos feitos neste sentido, empregam somente soluções aquosas ou amostras previamente solubilizadas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEREIRA-FILHO‚ E.R.; SENA‚ M.M.; ARRUDA‚ M.A.Z.; POPPI‚ R.J. Exploratory analysis of L’vov platform surfaces for electrothermal atomic absorption spectrometry by using three-way chemometric tools. Analytica Chimica Acta, v. 495, n. 1, p. 177-193, 2003.
EDENIR R. PEREIRA-FILHO; RONEI J. POPPI; MARCO A. Z. ARRUDA. Emprego de planejamento fatorial para a otimização das temperaturas de pirólise e atomização de Al, Cd, Mo e Pb por ETAAS. Química Nova, v. 25, n. 2, p. -, Maio 2002.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FILHO, Edenir Rodrigues Pereira. Analise de suspensões de materiais biologicos por espectrometria de absorção atomica. 2003. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Quimica.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.