Busca avançada
Ano de início
Entree

Análise dós elementos estruturais quê compõem a falha Carajás a partir da interpretação de imagens dè sensores remotos

Processo: 02/11984-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2003
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geologia
Pesquisador responsável:Alvaro Penteado Crósta
Beneficiário:Cleyton de Carvalho Carneiro
Instituição-sede: Instituto de Geociências (IG). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Sensoriamento remoto   Geologia estrutural

Resumo

A Falha Carajás, importante feição do Sistema Transcorrente Carajás, localiza-se na parte E do Cráton Amazônico, nos domínios geográficos da Serra dos Carajás, estado do Pará. Esta região encontra-se no domínio da Província Mineral de Carajás, reconhecida mundialmente como importante região de ocorrências minerais. Parte significativa destas ocorrências minerais é vinculada geologicamente à Falha Carajás. Por este motivo, o entendimento do quadro estrutural torna-se essencial, permitindo o melhor entendimento dos controles dos depósitos minerais existentes na região. Com o desenvolvimento deste plano, pretende-se estudar do ponto de vista estrutural, setores selecionados da Falha Carajás, utilizando imagens geradas por sensores remotos operando no espectro ótico e de microondas. Os dados obtidos serão conjugados com dados de campo, utilizando métodos rotineiros da análise geométrica e cinemática de estruturas tectônicas. Pretende-se, ao final, obter uma cartografia detalhada dos segmentos selecionados da falha, indicando os principais eventos tectônicos reconhecidos e relacionando-os ao quadro regional previamente sugerido. Contar-se-á com o apoio da Companhia Vale do Rio Doce com relação à logística necessária à coleta dos dados de campo e ao, acesso a algumas das imagens de sensoriamento remoto necessárias ao desenvolvimento do plano de trabalho aqui proposto. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CLEYTON DE CARVALHO CARNEIRO; ALVARO PENTEADO CRÓSTA; ADALENE MOREIRA SILVA; ROBERTO VIZEU LIMA PINHEIRO. Fusão de imagens altimétricas e aeromagnetométricas como ferramenta de interpretação geológica, exemplo da Província Mineral de Carajás (PA). Revista Brasileira de Geofísica, v. 24, n. 2, p. 261-271, Jun. 2006.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CARNEIRO, Cleyton de Carvalho. Interpretação de dados de sensores remotos e dados aerogeofisicos como ferramenta na analise estrutural da area centro-oeste do sistema transcorrente Carajas (PA). 2005. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociencias.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.