Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudo de processo de cristalização de xilitol obtido por via fermentativa

Processo: 99/05438-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2001
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:João Batista de Almeida e Silva
Beneficiário:Ernesto Acosta Martínez
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia Química de Lorena (FAENQUIL). Secretaria de Desenvolvimento Econômico (São Paulo - Estado). Lorena , SP, Brasil
Assunto(s):Xilitol   Cristalização   Modelos matemáticos   Redes neurais (computação)

Resumo

Estudo experimental em escala de laboratório para obtenção de parâmetros de processo de purificação de adoçante xilitol por cristalização. Os dados experimentais serão utilizados no desenvolvimento de modelo cinético considerando efeitos de impurezas e outras condições de processo, aplicando-se metodologia de ajuste de redes neurais. O modelo cinético deverá ser utilizado, na parte final do trabalho, na elaboração de modelo matemático para diferentes configurações do processo, para utilização em simulações voltadas ao projeto de processos. O trabalho prevê a montagem de instalação experimental, medição de curva de solubilidade, medição de taxas de crescimento de cristais em suspensão aquosa, tratamento dos dados com base em diferentes procedimentos implantados, ajuste de modelo baseado em redes neurais, combinação deste com balanços de massa, energia e populacionais e realização de simulações. Serão utilizados recursos experimentais e computacionais disponíveis no DEQ-EPUSP. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTÍNEZ, Ernesto Acosta. Estudo do processo de cristalização de xilitol obtido por via fermentativa. 2005. 169 f. Tese de Doutorado - São Paulo (Estado). Secretaria de Desenvolvimento. Faculdade de Engenharia Química de Lorena Lorena.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.