Busca avançada
Ano de início
Entree

Busca de compostos de partida para novas drogas antichagasicas e antileishmaniose, atraves do estudo fitoquimico de especies de rapanea, monitorado por ensaios bioquimicos e biologicos.

Processo: 00/00966-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2004
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Maria Fátima das Graças Fernandes da Silva
Beneficiário:Artur Placeres Neto
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Doença de Chagas   Bioensaio   Leishmaniose

Resumo

A doença de Chagas, conjuntamente com as Leishmanioses, afetam cerca de 32 milhões de pessoas em todo o mundo. Em virtude de suas grandes difusões e gravidades que estas podem causar, ambas representam um sério problema sanitário. A maneira mais eficiente para se combater essas endemias, é o desenho racional de novas drogas, já que esta tecnologia apresenta a melhor relação custo/benefício. Diante desse contexto, insere-se o estudo fitoquímico de espécies de rapanea, biomonitorado por ensaios biológicos e bioquímicos, como uma resposta ao descobrimento de novas drogas, que possam servir de suporte para o, desenho racional de novas drogas antichagásicas e/ou antileishmanioses. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NETO, Artur Placeres. Busca de compostos antichagásicos e leishmanicidas, através do estudo de espécies das famílias Myrsinaceae e Rutaceae, e o isolamento e a quantificação de azadirachtina em sementes de Azadirachta indica. 2004. 190 f. Tese de Doutorado - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.