Busca avançada
Ano de início
Entree

Douradense: a agonia de uma ferrovia 1930-1960

Processo: 00/10627-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2002
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Economia - Economia Regional e Urbana
Pesquisador responsável:Maria Lúcia Lamounier
Beneficiário:Ivanil Nunes
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Indústria do café   Café   Transporte ferroviário   Ferrovias

Resumo

O objetivo é estudar o desempenho econômico da antiga Estrada de Ferro do Dourado no período de 1930 a 1968 - ano de sua desativação. A Douradense foi inaugurada em 1903, e se localizava numa região da zona Araraquarense, onde a produção cafeeira despontou tardiamente, na década de 1920 e 1930. Era utilizada para o escoamento da produção (basicamente café) em direção as linhas-tronco da Companhia Paulista, com a qual fazia intercâmbio em Ribeirão Bonito e Jaú. Em plena crise da cafeicultura ocorreu a expansão dos trilhos, de Ibitinga a Novo Horizonte, numa tentativa de encontrar zonas novas e prósperas. É relevante estudar os fatores econômicos que levaram à desativação da Douradense tendo em vista que essa operação provocou mudanças de ordem econômica e regional onde a Douradense estava inserida. A ausência de estudos sobre o tema indica a relevância desta pesquisa uma vez que o estudo da Douradense poderá qualificar de maneira significativa as interpretações existentes sobre a evolução e crise das ferrovias paulistas. Os dados parecem não concordar com a afirmação de que tenha ocorrido o "fim da era ferroviária" em 1940, de maneira geral, para todas as regiões do Estado de São Paulo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NUNES, Ivanil. Douradense: a agonia de uma ferrovia 1930-1960. 2002. 175 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Faculdade de Ciências e Letras Araraquara.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.