Busca avançada
Ano de início
Entree

Variabilidade e transformacao da bacteria erwinia herbicola: reintroducao na planta hospedeira e avaliacao da expressao genica.

Processo: 96/06686-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de novembro de 1996
Vigência (Término): 31 de agosto de 2000
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Pesquisador responsável:João Lúcio de Azevedo
Beneficiário:Welington Luiz de Araújo
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil

Resumo

Endófitos são microrganismos que habitam o interior de tecidos vegetais, sem causar aparentemente, qualquer sintoma visível. O tipo de interação que ocorre entre planta e endófitos, ainda não é bem claro. Entretanto, sabe-se que estes microrganismos que se mantem no hospedeiro sem causar danos aparentes, podem ser utilizados como vetores para a introdução de novas características nestas plantas. Neste trabalho temos por objetivo isolar e caracterizar por meio de marcadores de RAPD, populações da bactéria endofítica de citros Erwinia herbícola, e posteriormente, introduzir nesta bactéria o gene da beta-glucuronidase e analisar a expressão deste gene na bactéria após reintrodução da bactéria na planta hospedeira. A expressão deste gene também permitirá um estudo a respeito da localização da bactéria na planta, permitindo posteriormente a introdução de genes de interesse que possam conferir à planta resistência a patógenos e/ou pragas. (AU)