Busca avançada
Ano de início
Entree

Carga pesada: estudo sobre o entrecruzamento das estruturas de classe e gênero entre os caminhoneiros

Processo: 97/14315-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de julho de 1998
Vigência (Término): 30 de abril de 2002
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Maria Aparecida de Moraes Silva
Beneficiário:Luciane dos Santos
Instituição-sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Família   Trabalho   Caminhoneiros   Relações de gênero   Organização do trabalho

Resumo

A presente proposta de pesquisa pretende-se somar aos estudos das relações de gênero no seu entrecruzamento com a classe social. Para tanto, será tomada para análise a organização do trabalho e familiar da categoria profissional representada pelos motoristas de transporte de carga. Busca-se retratar suas percepções de mundo acerca de si mesmos e de sua constituição enquanto sujeitos históricos. A escolha por esta problemática justifica-se pela discussão profícua que virá a proporcionar uma maior compreensão não somente do mundo do trabalho - mostrando como a circulação de mercadorias desempenha papel crucial na sociedade capitalista - mas também do exercício dos papéis sociais no interior da estrutura familiar e demais espaços de sociabilidade. Os procedimentos metodológicos a serem adotados na investigação da pesquisa estarão pautados na História Oral (pesquisa qualitativa baseada em entrevistas), na documentação de registros escritos e na reflexão teórica, a partir da referência bibliográfica. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Luciane dos. "Moro no mundo e passeio em casa" : vida e trabalho de mulheres e homens caminhoneiros. 2002. 277 f. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara)..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.