Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização geofísica de alvos rasos com aplicações no planejamento urbano e meio ambiente: estudo sobre o sítio controlado do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP

Processo: 02/07510-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2002
Vigência (Término): 30 de setembro de 2005
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Jorge Luís Porsani
Beneficiário:Welitom Rodrigues Borges
Instituição-sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil

Resumo

Esta pesquisa de doutorado tem como objetivo a caracterização geofísica de alvos rasos através da utilização de diferentes métodos geofísicos sobre o sítio controlado do IAG/USP. Para alcançar estes objetivos, é fundamental implementar o "Sítio Controlado de Geofísica Rasa do IAG", no qual vários objetos serão enterrados visando respostas magnéticas, condutivas ou reflexões nos perfis GPR. Os principais métodos geofísicos a serem utilizados são: GPR-Ground Penetrating Radar, eletrorresistividade e eletromagnético indutivo (EM-38). Essa caracterização consiste em avaliar o desempenho e a confiabilidade desses métodos, com ênfase no método GPR, e servirá para testar, em condições controladas de campo, os diversos métodos geofísicos usados rotineiramente em estudos geológicos, geotécnicos e ambientais, permitindo uma calibração das respostas geofísicas padrões para vários tipos de alvos em subsuperfície, com geometrias e profundidades diferentes. Os resultados poderão ser extrapolados para áreas onde não se têm informações da subsuperfície. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JORGE LUÍS PORSANI; WELITOM RODRIGUES BORGES; SELMA ISABEL RODRIGUES; FRANCISCO YUKIO HIODO. O sítio controlado de geofísica rasa do IAG/USP: instalação e resultados GPR 2D-3D. Revista Brasileira de Geofísica, v. 24, n. 1, p. 49-61, Mar. 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.