Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da resistência ao cisalhamento da união metal/cerâmica de seis cerâmicas odontológicas aplicadas sobre quatro tipos de ligas metálicas

Processo: 00/05673-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2000
Vigência (Término): 30 de abril de 2003
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia
Pesquisador responsável:Accacio Lins Do Valle
Beneficiário:Juliano Milczewsky Scolaro
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Cisalhamento   Resistência de união (odontologia)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo, avaliar por meio de um teste quantitativo que utiliza forças de cisalhamento, a resistências de união metalocerâmica entre seis sistemas cerâmicos odontológicos (Vita VMK-68, Vita ômega 900, Duceram Plus, Noritake EX-3, IPS D-Sign e Vita Titankeramik) aplicados sobre quatro tipos de ligas metálicas (Ligas de ouro, paládio-prata, titânio e niquel-cromo). Utilizando-se uma metodologia que possibilita a confecção de espécimes padronizados, serão confeccionados aproximadamente 160 corpos de prova, que serão submetidos aos testes de cisalhamento. Após os testes, os espécimes serão analisados por meio de microscopia eletrônica e difração de raios x para a determinação da quantidade e qualidade dos óxidos e elementos traços presentes na interface. Os resultados serão analisados estatisticamente para a observação ou não de diferenças estatisticamente significantes. Com base na análise estatística e exame qualitativo da composição dos materiais, será feita uma discussão aprofundada, a partir da qual resultarão conclusões, as quais servirão como um importante guia na prática diária da confecção de restaurações metalocerâmicas, tanto da parte técnica de manuseio dos materiais, quanto da parte clínica na indicação de materiais que possam garantir restaurações com características mecânicas e estéticas satisfatórias. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCOLARO, Juliano Milczewsky. Estudo comparativo da resistência de união entre seis cerâmicas e quatro ligas metálicas utilizando testes de cisalhamento.. 2003. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Odontologia de Bauru Bauru.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.