Busca avançada
Ano de início
Entree

Influencia da mastite subclinica bovina sobre as caracteristicas fisico-quimicas e celulares do leite oriundo dos quartos afetados avaliada antes e apos o tratamento.

Processo: 96/03737-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 1996
Vigência (Término): 31 de julho de 1998
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Luiz Augusto Do Amaral
Beneficiário:Luiz Francisco Zafalon
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Tratamento

Resumo

Durante o período de agosto de 96 a dezembro de 97, mensalmente as fêmeas lactantes aparentemente sadias, pertencentes ao Instituto de Zootecnia de Colina-SP, serão submetidas ao California Mastitis Test. Entre as amostras de leite reagentes a essa prova, efetuar-se-ão o isolamento e a identificação dos agentes etiológicos da mastite bovina. Com o objetivo de conhecer a influência das formas subclínicas desta enfermidade sobre a qualidade físico-química e celular do leite, serão colhidas amostras de pelo menos 30 quartos afetados por esta enfermidade, bem como dos quartos opostos sadios, as quais serão submetidas às determinações da acidez, densidade, teor de gordura, extrato seco total, extrato seco desengordurado, ponto crioscópico, proteínas totais, teor de cloretos e contagem de células somáticas. Em seguida, os agentes etiológicos isolados serão submetidos aos testes de sensibilidade "in vitro" frente a 12 antibióticos e quimioterápicos com o intuito de fundamentar a escolha do princípio ativo a ser utilizado no tratamento. Decorridos 30 dias o término do tratamento, as amostras oriundas dos quartos tratados e dos homólogos correspondentes serão novamente submetidas às determinações microbiológica, com a finalidade de avaliar a eficiência do tratamento e físico-químicas e celulares, a fim de conhecer estas características do leite procedente dos quartos curados. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZAFALON, Luiz Francisco. Influência da mastite subclínica bovina sobre a qualidade e a quantidade do leite secretado por quartos tratados e não tratados durante a lactação. 100 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.