Busca avançada
Ano de início
Entree

Estimativa do balanço hídrico da bacia do Ji-Paraná (RO) através de sensoriamento remoto e geoprocessamento

Processo: 02/04931-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de setembro de 2002
Vigência (Término): 31 de agosto de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Luiz Antonio Martinelli
Beneficiário:Daniel de Castro Victoria
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:99/01159-4 - Alterações na dinâmica da matéria orgânica em rios de micro e meso-escala do estado de Rondônia, em função de mudanças no uso da terra, AP.TEM
Assunto(s):Bacia hidrográfica   Balanço hídrico   Evapotranspiração   Geoprocessamento   Recursos naturais

Resumo

Tendo em vista a dificuldade da quantificação do balanço hídrico e da evapotranspiração real de uma bacia hidrográfica em curtos períodos de tempo (menos de um ano) de forma especializada, o presente projeto visa obter medidas especializadas da evapotranspiração real e a confecção do balanço hídrico mensal de uma bacia hidrográfica através do acoplamento de um Sistema de Informações Geográficas e um modelo hidrológico simples. Serão utilizados dados de sensor remoto orbital os quais fornecerão informações sobre o albedo da superfície. Com isso é possível estimar o saldo de radiação que será utilizado na equação de evapotranspiração potencial de Priestley-Taylor. O modelo de balanço hídrico utilizado será o de Thornthwaite, que utiliza a capacidade de água disponível (CAD) como limite para a quantidade de água no solo. A CAD será obtida através dos mapas de uso do solo e tipo de solo. Os resultados obtidos serão checados com dados de campo de estações pluviométricas e fluviométricas presentes na região. Estes serão mapas de evapotranspiração real da bacia além dos mapas de déficit e excedente hídrico, juntamente com um programa pronto para efetuar o balanço hídrico de forma automatizada dentro do software de geoprocessamento, além de um estudo da influência da cobertura do solo no balanço hídrico através do uso de cenários na modelagem. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VICTORIA‚ D.C.; SANTIAGO‚ A.V.; BALLESTER‚ M.V.R.; PEREIRA‚ A.R.; VICTORIA‚ R.L.; RICHEY‚ J.E. Water Balance for the Ji-Parana River Basin‚ Western Amazon‚ Using a Simple Method through Geographical Information Systems and Remote Sensing. Earth Interactions, v. 11, n. 5, p. 1-22, 2007.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.