Busca avançada
Ano de início
Entree

Torcidas organizadas paulistanas de futebol: dimensões estética e comunicacional

Processo: 02/05798-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2002
Vigência (Término): 30 de setembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Sociologia - Outras Sociologias Específicas
Pesquisador responsável:Renato José Pinto Ortiz
Beneficiário:Camilo Aguilera Toro
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Torcidas organizadas   Comunicação   Globalização   Futebol

Resumo

Este projeto de pesquisa busca compreender o fenômeno sociocultural das torcidas organizadas paulistanas de futebol a partir de duas dimensões que, até agora, em virtude de outros interesses investigativos, não têm sido suficientemente abordadas: a estética e a comunicacional. Ambas permitem pensar este fenômeno em face do panorama atual das juventudes urbanas. Trata-se, por um lado, da criação de todo um repertório áudio-iconográfico (corpo, pichação, cânticos, faixas, bandeiras, etc.), o qual nos fala do desejo manifesto, nas torcidas organizadas, de se expressar esteticamente. E, por outro, o uso de tecnologias e meios de comunicação (impressos, páginas web e discos compactos), o qual supõe a inserção destas no campo da produção de comunicação midiática. Tais dimensões não operarri de maneira isolada, pelo contrário, entrelaçam-se e expressam-se na criação de novos valores identitários, de novos modos de habitar e representar a cidade, de comportamentos corporais festivos e comunitários que contrastam como o corpo imerso no discorrer costumeiro da urbe, de rituais renovados em torno do futebol, entre muitas outras manifestações, que por sua vez se nutrem do universo estético do global, o qual, no contexto de uma torcida organizada local, é reinterpretado e resignificado. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TORO, Camilo Aguilera. "O espectador como espetaculo : noticias das Torcidas Organizadas na Folha de S. Paulo (1970-2004)". 2004. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.