Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel dos fatores de crescimento na expressao de moleculas de adesao durante a maturacao de mastocitos.

Processo: 99/07823-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de outubro de 1999
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2003
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Maria Célia Jamur
Beneficiário:Ana Cristina Goncalves Grodzki
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Moléculas de adesão celular   Maturação   Mastócitos   Medula óssea   Fatores de crescimento

Resumo

Utilizando métodos imunoquímicos pode-se identificar, caracterizar e isolar os mastócitos derivados da medula óssea de ratos e camundongos, bem como uma pequena população de precursores comprometidos com a linhagem dos mastócitos. Com o isolamento de populações puras de mastócitos da medula óssea, há a possibilidade de identificar "in vivo" as moléculas responsáveis pela adesão célula-célula e célula-matriz, presentes na superfície dos mastócitos e seus precursores. As prováveis modificações que ocorrem na distribuição destas moléculas durante a maturação podem representar os fenômenos de retenção e liberação de mastócitos imaturos da medula óssea e conseqüente acesso à corrente sanguinea. Essas modificações na superfície das células durante a maturação, podem ser devido a atuação de vários fatores de crescimento sobre os mastócitos. Este estudo tem por objetivo observar as modificações morfológicas e funcionais que ocorrem nos mastócitos nos diferentes estágios de maturação, quando submetidas a ação de fatores de crescimento e quando aderidas à matriz extracelular ou aos seus componentes isoladamente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
A.C.G. GRODZKI; M.V. DÁVILA PÁSTOR; J.F. SOUSA; C. OLIVER; M.C. JAMUR. Differential expression of integrin subunits on adherent and nonadherent mast cells. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 36, n. 8, p. 1101-1109, Ago. 2003.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.