Busca avançada
Ano de início
Entree

Aplicacao do criterio de popov e do principio de invariancia estendido de lasalle na analise de estabilidade transitoria de sistemas de potencia.

Processo: 00/14727-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2001
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2005
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Elétrica - Sistemas Elétricos de Potência
Pesquisador responsável:Newton Geraldo Bretas
Beneficiário:André Christóvão Pio Martins
Instituição-sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Estabilidade transitória

Resumo

Os métodos diretos, derivados da teoria de Lyapunov, têm se mostrado os mais convenientes para a análise da estabilidade transitória de sistemas elétricos de potência. Inclusive com potencial para aplicações em tempo real. No entanto, estes métodos requerem a construção de funções energia que devem satisfazer as condições do teorema da estabilidade de Lyapunov. Tais condições podem ser difíceis de serem atendidas mesmo com a utilização de modelos do sistema de potência bastante simples. Desse modo, torna-se necessária a utilização de aproximações pouco reais, como por exemplo a eliminação das condutâncias de transferência, dificultando ainda mais a utilização de modelos mais detalhados do sistema de potência. Neste projeto de pesquisa propõe-se a utilização do princípio de invariância de LaSalle estendido e do critério de Popov para a análise por métodos diretos da estabilidade transitória. O critério de Popov utiliza propriedades das não-linearidades das equações para garantir a estabilidade absoluta do sistema. Já o princípio de invariância estendido de LaSalle seria utilizado para garantir que as equações do sistema elétrico atendessem as condições necessárias à aplicação do critério de Popov. Assim, pretende-se que a aplicação dos métodos diretos possa ser feita sem aproximações grosseiras e até mesmo com um modelo mais elaborado do sistema. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARTINS, André Christóvão Pio. Estimativa do conjunto atrator e da área de atração para o problema de Lure estendido utilizando LMI. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.