Busca avançada
Ano de início
Entree

Inibição dos receptores de neurotrofinas e a indução farmacológica de crises espontâneas e recorrentes: a epileptogênese e a fosforilação de proteínas

Processo: 00/10826-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2001
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Pesquisador responsável:Luiz Eugenio Araujo de Moraes Mello
Beneficiário:Claudio Marcos Teixeira de Queiroz
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Epilepsia do lobo temporal   Fatores de crescimento neural   Ácido caínico   Pilocarpina

Resumo

O sistema hipocampal é descrito como uma região susceptível a importantes alterações, como processos mnemônicos, fisiológicos e neurodegenerativos, patológicos. Algumas de suas células são bastante sensíveis as intensas descargas neuronais, como as que ocorrem durante alguns tipos de crises convulsivas, como na epilepsia do lobo temporal. Por outro lado, outras células do sistema hipocampal são descritas como pertencentes a uma seleta população capaz de sofrer neurogênese em animais adultos, sob influência significativa das neutrofinas. O conhecimento dos efeitos desta classe de transmissores sobre seus respectivos receptores está bastante avançado no que concerne a ontogenia o desenvolvimento do sistema nervoso, porém pouco se sabe sobre sua ação em um sistema já constituído. Este projeto pretende estudar a participação de alguns tipos de receptores de neurotrofinas na plasticidade e na diferenciação celular de neurônios hipocampais após a indução farmacológica de morte neuronal e estado de mal epiléptico. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
C.M. QUEIROZ; L.E. MELLO. Protein tyrosine kinase inhibitors modify kainic acid-induced epileptiform activity and mossy fiber sprouting but do not protect against limbic cell death. Brazilian Journal of Medical and Biological Research, v. 41, n. 5, p. 403-410, Maio 2008.
MARCOS TEIXEIRA DE QUEIROZ‚ C.; EUGÊNIO MELLO‚ L. Effects of herbimycin A in the pilocarpine model of temporal lobe epilepsy. Brain Research, v. 1081, n. 1, p. 219-227, 2006.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.