Busca avançada
Ano de início
Entree

Utilização da fração protéica dos alimentos usados em dietas práticas para o crescimento do pintado, Pseudoplatystoma coruscans (Agassiz, 1829)

Processo: 99/10379-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2000
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Recursos Pesqueiros e Engenharia de Pesca - Aquicultura
Pesquisador responsável:Dalton José Carneiro
Beneficiário:Emilio Guedes Goncalves
Instituição-sede: Centro de Aquicultura (CAUNESP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Proteínas   Energia   Digestibilidade   Pseudoplatystoma corruscans

Resumo

O presente trabalho será desenvolvido com o objetivo de determinar-se os coeficientes de digestibilidade aparente da fração protéica dos principais alimentos utilizados na formulação de dietas para alevinos de pintado, e também será estudada a utilização de diferentes teores de proteína digestível (20, 25, 30 e 35%) e de proporções de proteína de origem animal (zero, Vi e V4) em dietas práticas para esses peixes, com vistas a maximização do aproveitamento desse nutriente na produção. Serão utilizados 600 alevinos de pintado com peso inicial em torno de 3,0g, que passarão por treinamento alimentar para ingestão de dietas artificiais secas. Nos ensaios de digestibilidade da fração protéica e de energia digerível serão estudados quatro concentrados protéicos de origem animal (farinhas de peixes, de vísceras de aves, de penas e a de sangue) quatro de origem vegetal (farelo de soja, soja integral crua e soja tostada) e três energéticos (milho em grãos e os farelos de trigo e arroz). No ensaio de crescimento serão avaliados parâmetros de desempenho de produção, eficiência nutricional e composição corporal. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GONCALVES, Emilio Guedes. Coeficientes de digestibilidade aparente da proteína e da energia dos alimentos e exigência de proteína digestível em dietas para o crescimento do pintado, Pseudoplatystoma coruscans. 2002. 52 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Centro de Aqüicultura. Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.