Busca avançada
Ano de início
Entree

Indicadores de gestão de resíduos sólidos: ferramentas de sustentabilidade para pequenos e médios municípios

Processo: 00/01212-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de abril de 2000
Vigência (Término): 31 de março de 2002
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Sanitária - Saneamento Ambiental
Pesquisador responsável:Bernardo Arantes Do Nascimento Teixeira
Beneficiário:Bruno Milanez
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Gerenciamento de resíduos

Resumo

Devido à mudança da percepção de parte da sociedade em relação às questões ambientais e sociais, tem havido uma certa pressão para que a administração pública, em todas as esferas, busque aumentar o seu grau de sustentabilidade. Dentre os desafios enfrentados pelos governos municipais neste sentido, está o desenvolvimento de um sistema de gestão de resíduos sólidos adequado. Até o momento, porém, o enfoque tem sido dado à disposição final do lixo. Este posicionamento tem se mostrado insuficiente, uma vez que é preciso também gerenciar corretamente todo o processo anterior, desde a produção dos resíduos. Com o objetivo de facilitar esta nova gestão, serão desenvolvidos, neste projeto, indicadores para o gerenciamento dos resíduos sólidos municipais e agro-industriais, que servirão - dentro dos princípios da sustentabilidade - na orientação de investimentos e decisões políticas. Além disso, serão relacionados instrumentos que poderão ser usados pelo poder público para obter as mudanças desejadas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MILANEZ, Bruno. Resíduos sólidos e sustentabilidade: princípios, indicadores e instrumentos de ação. 2002. 207 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia São Carlos.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.