Busca avançada
Ano de início
Entree

Planejamento integrado de produção-distribuição em cadeias de suprimentos

Processo: 00/02403-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2000
Vigência (Término): 30 de setembro de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:José Mauricio Pinto
Beneficiário:Sérgio Mauro da Silva Neiro
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:98/14384-3 - Integração de processos químicos contínuos em tempo real, AP.TEM
Assunto(s):Cadeia de suprimentos   Modelos matemáticos   Planejamento estratégico   Otimização matemática

Resumo

A importância do estudo de cadeia de suprimentos tem aumentado rapidamente nos últimos anos devido ao acréscimo de competitividade proporcionado por empresas atuando em um mercado global. Desta forma, entende-se que as tomadas de decisões não devem focalizar um único escalão do sistema produtivo. Ao contrário, a tomada de decisão deve ser efetuada em um processo coorporativo entre cada um dos escalões do sistema trazendo benefícios a todos os níveis, uma vez que níveis inferiores afetam a performance de níveis superiores da cadeia. Poucos trabalhos têm sido apresentados considerando a integração dos diferentes escalões e, portanto, o campo de pesquisa nesta área é bastante amplo. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de metodologias para a otimização de sistemas que envolvam cadeias de suprimentos, com ênfase na modelagem matemática que se fundamentará nas representações mista-inteira e lógica e nas técnicas de solução destes modelos, que terão como ponto de partida os algoritmos de decomposição existentes. A Indústria Petrolífera é de grande importância para a economia brasileira que representa perfeitamente uma cadeia de suprimentos. Neste sentido, este trabalho visa aplicar as técnicas desenvolvidas a este problema, assim permitindo integrar fornecimento, transformação, armazenagem e transporte do petróleo e seus derivados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
NEIRO‚ S.; PINTO‚ J.M. A general modeling framework for the operational planning of petroleum supply chains. Computers & Chemical Engineering, v. 28, n. 6, p. 871-896, 2004.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
NEIRO, Sérgio Mauro da Silva. Planejamento integrado de produção-distribuição de cadeias de suprimentos petrolífera. 2003. 141 f. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Politécnica São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.