Busca avançada
Ano de início
Entree

Hidrocarbonetos cuticulares como forma de defesa quimica em larvas de borboletas ithomiinae. larvas cripticas x conspicuas.

Processo: 98/00765-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de junho de 1998
Vigência (Término): 31 de agosto de 2000
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Teórica
Pesquisador responsável:Jose Roberto Trigo
Beneficiário:Augusto Henrique Arantes Portugal
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Lepidoptera

Resumo

Larvas de lepidópteros apresentam diversos estilos de vida associados, na maioria das vezes, a estratégias de defesa contra inimigos naturais. Larvas do ithomíineo Mechanitis polymnia associam características de estilo de vida típicas tanto de insetos aposemáticos, quanto de insetos crípticos. Estudos preliminares mostraram que formigas da espécie Camponotus crassus parecem não reconhecer larvas de Mechanitis polymnia como presa; este comportamento, em conjunto com a similaridade química de hidrocarbonetos cuticulares entre larvas de M. polymnia e suas plantas hospedeiras, indicam uma possível camuflagem química das larvas nas folhas. Neste projeto pretende-se investigar do papel destes hidrocarbonetos na interação entre larvas de Ithomiinae, de diferentes estilos de vida, contra um inimigo natural, a formiga Camponotus crassus. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PORTUGAL, Augusto Henrique Arantes. Defesa quimica em larvas da borboleta Mechanitis polymnia (Nymphalidae : Ithomiinae). 2001. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.