Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação dè alguns aspectos da dinâmica dè floresta restauradas com diferentes idades

Processo: 00/04174-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de outubro de 2000
Vigência (Término): 30 de abril de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Ricardo Ribeiro Rodrigues
Beneficiário:Maria Claudia Mendes Sorreano
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Dinâmica florestal

Resumo

O projeto "Avaliação de Alguns Aspectos da Dinâmica de Floresta Restaurada, com Diferentes Idades, tem como objetivo geral definir indicadores naturais que possam ser utilizados na avaliação e monitoramento de áreas restauradas, identificando a resiliência restabelecidas nessas áreas e verificando se os objetivos estabelecidos na restauração estão sendo alcançados. Esse projeto será executado em três áreas restauradas, que se diferenciam entre si pelo tempo de implantação, pelo número de espécies usadas e pela metodologia utilizada. A primeira área localiza-se em Cosmópolis, pertencentes à Usina Açucareira Ester, essa área foi restaurada em 1960 (40 anos), a segunda área encontra-se na Estação Experimental de Assis, com restauração realizada em 1989 (11 anos), e a terceira área esta localizada próximo a Santa Cruz das Palmeiras, pertencente à Dedini S/A Agroindústria, cuja restauração foi efetuada em 1994 (6 anos). Com os resultados obtidos pretende-se estabelecer indicadores naturais para avaliar e monitorar áreas restaurada. Esses indicadores possibilitarão que os projetos de restauração sejam continuamente monitorados permitindo definir intervenções de manejo que garantam o sucesso do empreendimento em termos de perpetuação de áreas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SORREANO, Maria Claudia Mendes. Avaliação de aspectos da dinâmica de florestas restauradas, com diferentes idades.. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.