Busca avançada
Ano de início
Entree

Negócio público e interesse privado: análise antropológica dos processos jurídicos de interdição

Processo: 99/12375-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2000
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2002
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia
Pesquisador responsável:Heloísa André Pontes
Beneficiário:Alexandre Zarias
Instituição-sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Família   Instituições

Resumo

A pesquisa tem por objetivo investigar a maneira pela qual um caso particular, de interesse privado, é tornado negócio público através do acionamento e aplicação da prerrogativa punitiva estatal. Para tanto, partirá de processos jurídicos de interdição que envolvem três esferas institucionais distintas: a família, a justiça e a medicina. Tal interesse circunscreve o campo de domínio exercido por estas instituições nos processos de classificação, de nomeação e de condicionamento das identidades relacionadas ao sujeito contra quem se move o processo de interdição, o que implica no estudo do modo de funcionamento da justiça e medicina em relação à uma demanda familiar. A pesquisa, compreendendo a segunda metade deste século, será realizada em arquivos judiciais (perspectiva histórica) e fóruns (perspectiva etnográfica) da cidade de Campinas, estado de São Paulo. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ZARIAS, Alexandre. Negocio publico e interesse privado : analise dos processos de interdição. 2003. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.