Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso agricola de efluentes da estacao de tratamento de esgoto de lins, sp: fracao de mineralizacao de nitrogenio, caracteristicas fisico-quimicas do solo e nutricao do milho.

Processo: 00/01007-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2000
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2002
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Ciência do Solo
Pesquisador responsável:Adolpho José Melfi
Beneficiário:Adriel Ferreira da Fonseca
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Matéria orgânica   Solo tropical   Efluentes   Milho   Nitrogênio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Efluente | Materia Organica | Milho | Nitrogenio | Solos Tropicais

Resumo

Estudos realizados no exterior têm mostrado que os efluentes possuem, desde que tomado alguns cuidados, potencialidade de uso na agricultura, por serem ricos em matéria orgânica e nutrientes. A reutilização de águas servidas na agricultura representa uma maior disponibilidade de água para consumo humano, economia de fertilizantes e apresenta-se como uma proposta ambientalmente e economicamente sustentável. Pelo fato desta prática não ser comum no Brasil, a falta de tradição de reciclagem do efluente gerado tem implicado na sua disposição em cursos d'água, levando à eutrofização das águas. Este estudo, cujo objetivo principal é a valorização de efluentes de lagoas de ETE, tem por finalidade: (i) determinar a fração de mineralização do N de efluente de ETE; (ii) comparar o uso de efluente versus adubação mineral, quanto ao suprimento de N para o milho; (iii) avaliar a quantidade de matéria seca, o estado nutricional do milho e as características químicas do solo em função da fertirrigação com efluentes; (iv) verificar o impacto da deposição do efluente nas propriedades físico-químicas do solo. Os experimentos serão instalados na ESALQ/USP. Os efluentes serão oriundos de lagoas de estabilização do município de Lins-SP, operadas pela SABESP; e o solo, também será deste município. As análises do efluente, do solo e das plantas serão realizadas nos Laboratórios do NUPEGEL, Depto de Solos e Nutrição de Plantas da ESALQ/USP e SABESP (convênio NUPEGEL-USP/SABESP). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FONSECA, A. F. DA; MELFI, A. J.; MONTES, C. R.. Maize growth and changes in soil fertility after irrigation with treated sewage effluent. I. Plant dry matter yield and soil nitrogen and phosphorus availability. Communications in Soil Science and Plant Analysis, v. 36, n. 13-14, p. 1965-1981, . (00/01007-9)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FONSECA, Adriel Ferreira da. Disponibilidade de nitrogênio, alterações nas características químicas do solo e do milho pela aplicação de efluente de esgoto tratado.. 2002. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.