Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito de glicosaminoglicanos na interacao de calicreina plasmatica humana com cininogenio, fator xii, plasminogenio e inibidores.

Processo: 98/15603-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 1999
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2001
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Enzimologia
Pesquisador responsável:Mariana da Silva Araujo
Beneficiário:Andrezza Justino Gozzo Andreotti
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Glicosaminoglicanos   Fator XII   Plasminogênio

Resumo

A ação das enzimas proteolíticas envolvidas nos processos de coagulação sangüínea pode ser influenciada por diversos fatores. Dados de literatura demonstram que alguns glicosaminoglicanos afetam seletivamente a atividade de proteases do sistema de coagulação sangüínea. Esta constatação abriu perspectivas para um melhor entendimento da dinâmica desse processo, relacionando proteínas plasmáticas as componentes da matriz extracelular e da membrana da célula endotelial que está próxima ao leito vascular. Em experimentos "in vitro" foi demonstrado, recentemente em nosso laboratório, que a eficiência catalítica da calicreína plasmática humana (huPK), na hidrólise de substratos sintéticos específicos, melhorou na presença de condroitim sulfato e foi diminuída na presença de heparina e dermatam sulfato. Dentro deste contexto, o objetivo do presente trabalho é determinar a influência dos glicosaminoglicanos na interação da huPK com o cininogênio, o fator XII, o plasminogênio e inibidores. (AU)