Busca avançada
Ano de início
Entree

Sequenciamento de genes expressos em lavras infestantes e ninfas de boophilus microplus canestrini, 1887 (acari: ixodidae).

Processo: 01/13355-4
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2002
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2004
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Jesus Aparecido Ferro
Beneficiário:Gustavo Henrique Nogueira Costa
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Vacinas   Sequenciamento   Boophilus microplus   Etiquetas de sequências expressas

Resumo

Boophilus microplus é o ectoparasita de maior importância econômica no mundo causando prejuízos anuais de aproximadamente sete bilhões de doiares. No Brasil, tais perdas alcançam cerca de um bilhão de dólares por ano. O desenvolvimento de resistência pelo carrapato aos acaricidas tem dificultado sobremaneira o seu controle. As duas vacinas desenvolvidas (Austrália e Cuba), utilizaram antígeno recombinante (proteína Bm86) presente nas células intestinais do carrapato. A utilização das mesmas é questionável, pois sempre devem ser usadas junto com acaricidas, o que pode inviabilizá-las economicamente. Em virtude das poucas informações disponíveis na literatura sobre o genoma de B. microplus, objetiva-se realizar o seqüenciamento de genes expressos (ESTs) nos estágios de larva infestante e de ninfa de B. microplus. A escolha destes estágios deve-se ao fato de que eles são os estágios iniciais em que o B. microplus interage com o hospedeiro. Esta estratégia permitirá identificar os genes expressos especificamente nestas fases e a análise das proteínas codificadas por estes genes pode revelar antígenos candidatos para a produção de vacina numa etapa posterior. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
COSTA, Gustavo Henrique Nogueira. Seqüenciamento de genes expressos em larvas infestantes e ninfas de Boophilus microplus Canestrini, 1887 (Acari: Ixodidae). 2004. xiv, 78 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias Jaboticabal.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.