Busca avançada
Ano de início
Entree

Ciclagem de nutrientes em plantação de Eucalyptus grandis fertilizada com lodo de esgoto (biossólido)

Processo: 01/02255-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2001
Vigência (Término): 30 de abril de 2002
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Fábio Poggiani
Beneficiário:Marcelino Carneiro Guedes
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Eucalipto   Lodo de esgoto   Ciclagem de nutrientes

Resumo

O tratamento dos esgotos gera um resíduo, na maioria das vezes descartado em aterros sanitários, que poderia ser utilizado para aumentar a produtividade de culturas florestais. O objetivo do projeto é continuar estudando o efeito da aplicação de biossólido sobre a ciclagem de nutrientes em um povoamento de Eucalyptus grandis, enfocando os processos de decomposição dos resíduos e de absorção dos nutrientes, para verificar a hipótese de efeito a longo prazo do biossólido, até as fases de amadurecimento e colheita do Eucalipto. O local de estudo situa-se na Estação Experimental de Itatinga, da ESALQ/USP, onde já existe um experimento montado, no qual o candidato desenvolveu seus trabalhos de mestrado (processo FAPESP 98/09637-0). O experimento consta de 5 tratamentos, variando a dose de biossólido, e 4 repetições. Para testar como e por que o biossólido influencia a ciclagem dos nutrientes, será coletada e analisada a serapilheira (folhas, cascas e galhos) deposta pelas árvores, a decomposição do folhedo, as raízes na interface serapilheira-biossólido e no solo, o solo e a solução do solo, a seiva xilemática e os componentes (tronco, casca, galhos e folhas) das árvores. Espera-se maior efeito do biossólido a longo prazo, devido à intensificação dos processos de ciclagem biogequímica, que contribui para maior retenção dos nutrientes dentro do ecossistema. O resultado desta pesquisa poderá orientar a disposição final de biossólido em florestas plantadas. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUEDES, Marcelino Carneiro. Ciclagem de nutrientes após aplicação de lodo de esgoto (Biossólido) sobre latossolo cultivado com Eucalyptus grandis. 2005. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.