Busca avançada
Ano de início
Entree

Concepcao de trabalho pedagogico de projetos de formacao continuada de professores em grupo.

Processo: 00/03480-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2000
Data de Término da vigência: 31 de março de 2005
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Corinta Maria Grisolia Geraldi
Beneficiário:Adriana Varani
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Educação continuada   Trabalho docente   Currículo   Formação de professores
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Curriculo | Educacao Continuada | Formacao De Professores | Trabalho Coletivo | Trabalho Docente | Trabalho Pedagogico

Resumo

A partir da análise de programas de formação de professores, este projeto de doutorado tem como perspectiva o levantamento dos projetos de formação continuada que privilegiam, em sua proposta o trabalho coletivo e analisar como estão sendo encaminhados na prática o processo de olhar para a complexidade do Trabalho Pedagógico escolar e quais as concepções de tempo/espaço/conhecimento destas propostas. A partir de algumas perguntas sobre as análises acima, construo alguns objetivos de trabalho: investigar como as políticas de formação auxiliam a constituição ou provocam a descontinuidade do processo de formação em grupo; mapear projetos de formação continuada e verificar quais têm como proposta de formação o trabalho em grupo; explicar as concepções sobre tempo/espaço de formação, currículo, conhecimento presentes nestas propostas. O Encaminhamento metodológico se baseará em pesquisa sobre os projetos de formação continuada presencial ou à distância, através da análise documental. Faz-se necessário também privilegiar o estudo de alguns grupos constituídos a partir de algumas políticas de formação para entender a dimensão política dos mesmos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VARANI, Adriana. Da constituição do trabalho docente coletivo: re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionais. 2005. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.