Busca avançada
Ano de início
Entree

Hidrolise controlada de proteinas do soro latico usando carboxipeptidase a e alcalase imobilizados multipontualmente em agarose.

Processo: 99/00428-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 1999
Vigência (Término): 31 de março de 2003
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Química - Processos Industriais de Engenharia Química
Pesquisador responsável:Raquel de Lima Camargo Giordano
Beneficiário:Paulo Waldir Tardioli
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Peptídeo hidrolases   Hidrolisados de proteína   Leito fluidificado

Resumo

O interesse na utilização de resíduos protéicos para produção de preparados contendo pequenos peptídeos tem aumentado nos últimos anos pois tem sido mostrado que esses poderiam ser utilizados mais eficientemente que uma mistura equivalente de aminoácidos livres, além de permitir a diminuição da brutal carga poluente gerada por esses resíduos. Projeto da produção desses preparados, com separação dos aminoácidos hidrofóbicos, através da hidrólise controlada das proteínas de soro de queijo está em andamento no DEQ-UFSCar, com financiamento do PADCT-III. Nesse projeto a hidrólise é feita seqüencialmente com quatro proteases. A tese de doutorado que se propõe está inserida nesse projeto. Pretende-se estudar as duas últimas etapas de hidrólise das proteínas do soro, catalisadas pelas exoprotease carboxipeptidase A e pela endoprotease comercial, Alcalase ®, imobilizadas multipontualmente em agarose. São objetivos deste trabalho a imobilização multipontual dessas duas proteases, o estudo cinético das reações de hidrólise na ausência e presença de efeitos difusivos e estudo de viabilidade operacional de reator de leito fluidizado para a reação. (AU)